Esta operação possui como objetivo específico a obtenção de financiamento para a adaptação, remodelação do edifício da APAC que alberga a resposta social de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e para a empreitada de ajardinamento e construção do Parque Infantil da APAC um equipamento de suporte às atividades desenvolvidas pelo CAO. Estes investimentos são todos direcionados para a população com deficiência.
O projeto "Passo-a-Passo", co-financiado pelo INR - Instituto Nacional de Reabilitação, encontra-se na sua fase de implementação pela APAC, e tem como objetivo capacitar e (re)habilitar a marcha funcional de crianças / jovens e adultos com alterações do desenvolvimento sensório motor típico, assim como, pessoas com deficiências congénita ou adquirida para uma marcha o mais funcional e autónoma possível, proporcionando desta forma uma participação mais ativa em todas as atividades da vida diária.
A APAC dispõe de um Banco de adaptações funcionais em ordem a potenciar a experimentação de adaptações específicas a cada pessoa com limitações funcionais. Visa capacitar, (re)educar e aumentar a participação ativa em todas as atividades da vida diária de crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidade.
MoviSense é um projeto financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P que teve como objetivo a reestruturação de um espaço da APAC, através da aquisição e apetrechamento com equipamentos e materiais capazes de proporcionar uma intervenção terapêutica assente nas bases da Terapia de Integração Sensoria.
Projeto “Tic e Toque”, vencedor do prémio BPI e a Fundação "la Caixa" 2021. Programa de capacitação de crianças e jovens para o uso adequado dos meios virtuais, através do desenvolvimento de competências sócio emocionais e pedagógicas, capacitando a criança a identificar os próprios sentimentos e dos outros tornando-a mais capaz de gerir as suas emoções e relacionamentos.