Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação da qualidade de gestão nas IPSS apresenta significativas vantagens. A título de exemplos, a uniformização de procedimentos garante maiores níveis de produtividade e a clara definição dos objetivos e das tarefas melhora a motivação dos colaboradores com a possibilidade de evidenciar e tornar mais visíveis os resultados do trabalho efetuado.

Existem também claras vantagens em termos da comunicação interna e externa das organizações. A organização melhora a sua imagem externa e a sua reputação ao nível dos utentes em geral. A certificação de qualidade oferece garantias, em termos de qualidade de serviço, que poderão ser diferenciadoras e decisivas para a escolha dos utentes.

Embora os processos de certificação da qualidade sejam morosos, uma vez que exigem um longo trabalho de preparação e impliquem algum investimento inicial, os seus retornos no médio/longo prazo são visíveis ao nível da qualidade dos serviços e ao nível da sustentabilidade das organizações em geral.

Na busca por esta lógica a APAC tem implementado o Sistema de Gestão de Qualidade em todas as suas respostas sociais e serviços, que funcionam de acordo com os requisitos legais regulamentados, fornecendo  produtos e serviços de qualidade e atendendo às necessidades e expetativas dos clientes, de acordo com a Norma ISO 9001/2008, desde 18 de janeiro de 2011.

apcerNº2011/CEP.3843

A norma ISO 9001 constitui uma referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade. A Certificação de acordo com a ISO 9001 reconhece o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e/ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

A APAC define a sua linha de intervenção pela sua Missão, Valores e Política de Qualidade.

Missão: A missão da APAC é apoiar, capacitar e (re)habilitar as crianças, jovens e famílias com vulnerabilidades, sejam no âmbito da deficiência, problemas no desenvolvimento ou em risco de exclusão social, disponibilizando serviços especializados que respondam às reais necessidades, numa perspetiva de intervenção transversal.

Visão: Nos domínios da sua ação, a APAC, Associação de Pais e Amigos de Crianças, pretende ser uma Instituição de referência na comunidade, reconhecida pelos serviços de qualidade que oferece.

A sua intervenção baseia-se num trabalho multidisciplinar de equipas qualificadas e competentes que promovem e garantem as melhores práticas nas áreas psicossocial, médico-funcional e terapêutica a todas as pessoas que delas necessitam.

Valores: Os Valores que norteiam a atuação da APAC são:

  • *Inclusão,
  • *Cidadania
  • *Ética
  • *Inovação
  • *Compromisso
  • *Excelência
  • *Transparência

Política da Qualidade:

  • * Promoção da satisfação dos nossos clientes, numa lógica de melhoria contínua;
  • Desenvolvimento de uma cultura organizacional capaz de promover motivação, a qualificação profissional e o envolvimento de todos os colaboradores;
  • * A responsabilização de todos pela qualidade do trabalho desenvolvido;
  • A Direção compromete-se em cumprir os requisitos estabelecidos (regulamentares e legais), e melhorar continuamente a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
QUALIDADE (3) QUALIDADE (1) QUALIDADE (2)