Parcerias

 

O Município de Barcelos estabeleceu um protocolo com a APAC para pagamento dos transportes dos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais, das suas residências para a instituição.
O Programa SIGNIFICATIVO AZUL é uma iniciativa da PSP – Polícia de Segurança Pública, que visa contribuir para a segurança das pessoas com deficiência intelectual ou multideficiência e dos que com elas interagem, através da cooperação interinstitucional entre a PSP e as instituições da área da deficiência e reabilitação.
 Centro de Recursos TIC para a Educação Especial  de Viana do Castelo têm um protocolo de colaboração que visa o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar de avaliação e monitorização de produtos de apoio no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação, para os alunos com necessidades educativas especiais que frequentam os estabelecimentos de ensino.
A APAC tem um protocolo de parceria com o IAC – Instituto de Apoio à Criança, através da REDE CONSTRUIR JUNTOS, cujo lema é “Aprender Uns com os Outros” e os intervenientes são  instituições com responsabilidade em matéria de infância e juventude.
A APAC  tem um protocolo com a Orquestra Câmara Portuguesa  com o Projeto denominado “OCPSolidária” que visa o desenvolvimento de um programa pedagógico e cultural pioneiro em Portugal. Com este projeto, os clientes do Centro de Atividades Ocupacionais têm a possibilidade de contactar com artistas, com a música e desenvolverem competências nesta área.

Apoios

 

A APAC foi contemplada, em 2014, com uma carrinha adaptada no âmbito da Frota Solidária da Fundação Montepio.
O Instituto Nacional para  Reabilitação apoiou o Projeto “Boccia em Movimento”, promovido pela APAC que teve como objetivo a dinamização da modalidade de desporto adaptado Boccia, direcionado aos clientes do Centro de Atividades Ocupacionais. Em 2015 foram financiados três projetos, designadamente: “Snoezelen para Todos“;  “Na Música de Corpo de Alma” e “Criativ@mente“. Em 2016 foram financiados três projetos, designadamente: “Os Apakitos“; “Sou Capaz“; e “Horas Vivas. 
A Fundação PT apoiou o Projeto NOVASTIC que possibilitou a aquisição de equipamento informático e software no âmbito da comunicação digital.
A APAC foi uma das IPSS selecionadas, para beneficiar do Movimento Mais Para Todos através da SIC ESPERANÇA, no âmbito do projeto “Oficina do Brinquedo”. Este projeto tem como objetivo a adaptação eletrónica de alguns brinquedos convencionais, de acordo com as necessidades específicas de algumas crianças.